domingo, 22 de junho de 2014

Projeto de Pesquisa

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA



Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação
Prof.ª: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Acadêmicas: PRISCILA LEAL e Rafaela Macedo



A PRESENÇA E UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DA REDE PRIVADA DE BOA VISTA-RR
INTRODUÇÃO           

O projeto de pesquisa tem como objetivo entender mais sobre a importância e as influências do uso da tecnologia no contexto escolar, sistematizando a pesquisa que será realizada em campo. A pesquisa faz parte do critério de avaliação da Disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação (TICs), do Curso de Pedagogia, ministrada pela Profa. MSc. Teresa Kátia Alves de Albuquerque.

Partindo dos conteúdos e materiais estudados durante as aulas de TICs, foi possível identificar a importância e influência da tecnologia dos tempos atuais na vida humana. Essa importância, não para somente nos afazeres cotidianos, mas se faz cada vez mais necessária em todos os âmbitos, seja de trabalho ou de estudo, considerando o aumento do uso da tecnologia, pensou-se então, no uso dos aparelhos tecnológicos dentro do ambiente escolar. A importância e a influência destes, no processo de ensino-aprendizagem. Os aparelhos tecnológicos (computadores, projetores multimídia, etc), podem facilitar o ensino dos conteúdos? Possibilita melhor compreensão dos assuntos pelos alunos? Buscando responder questões como essas, a pesquisa se faz necessária e relevante para compreender como se dá a presença da tecnologia dentro da escola e como ela é utilizada tanto pelos alunos como pelos professores. Para isso será realizada pesquisa em duas escolas da rede privada do Município de Boa Vista, no Estado de Roraima.
            
OBJETIVOS

- Objetivo Geral

Compreender a importância e as influências do uso das tecnologias dentro do contexto escolar.

- Objetivos Específicos

Investigar como acontece o uso das tecnologias dentro da escola;

Identificar de que forma o uso das tecnologias influenciam no processo de ensino-aprendizagem;

Avaliar o potencial da oferta das tecnologias dentro do contexto escolar;

METODOLOGIA

A pesquisa de natureza qualitativa buscará informações junto aos sujeitos referentes, professores, alunos e equipe gestora, com visita ao espaço físico das escolas e realização de entrevistas e tem como referências alguns dos artigos utilizados durante as aulas, que trazem a luz a utilização de projetos e o uso de tecnologias dentro da escola. 

RECURSOS

Como recursos necessários para execução da pesquisa, foram eleitos, máquinas fotográficas para registro da visita ao espaço físico da escola, caderno de campo e gravadores para registros escritos e de áudio das entrevistas que serão realizadas e roteiro de entrevista para orientação nas entrevistas.

ROTEIRO DE ENTREVISTA

           
Iniciar a entrevista com uma conversa sobre as tecnologias presentes na escola e quais delas são utilizadas nas aulas, durante esse processo, avaliar o conhecimento sobre as tecnologias pelos professores e em que elas podem auxiliá-los na execução das aulas, considerando o perfil profissional de cada professor, a fim de identificar que benefícios as tecnologias podem trazer para o processo de ensino-aprendizagem. Para realização das entrevistas, é importante considerar o tempo disponível dos professores, escolhendo horários que atendam tanto os entrevistados quanto os entrevistadores. Também se faz necessário para a melhor execução da entrevista, que esta seja realizada em local tranquilo e sem interrupções.

Com questionários entregues, dispor de um caderno para anotações referentes as respostas e as impressões a respeito dos entrevistados. Identificar os entrevistadores e apresentar o objetivo da pesquisa. Ouvir as colocações de cada um durante o processo de entrevista. Ao encerrar a entrevista, agradecer a atenção e disponibilidade dos entrevistados.

REFERÊNCIAS



FAGUNDES, Léa da Cruz. Projeto? O que é? Como se faz?. Disponível em: <http://www.nte-jgs.rct-sc.br/lea.htm>. Acesso em: 20 Maio 2014.


CAMPELLO, Sheila. Arteduca: Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. 2005. Disponível em: <http://www.arteduca.unb.br>. Acesso em: 20 Maio 2014.


WEBEDUC - O Portal de Conteúdos Educacionais do MEC. Curso Mídias na Educação. Módulo I: introdutório integração de mídias na educação. Disponível em: <http://webeduc.mec.gov.br/>. Acesso em: 30 Nov. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário